ATIVIDADE SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL

Escola Cornelio Soares. Ensino Fundamental e Médio.


Serra Talhada

Aluno(a):

Pofessora: RITA JUSSARA




Avaliação de Língua Portuguesa



1.Assinale a alternativa correta:

a) Prefiro ser sincero do que mentir aos meus amigos.

b) Prefiro antes ser sincero do que mentir aos meus amigos.

c) Prefiro mais ser sincero do que mentir aos meus amigos.

d) Prefiro ser sincero a mentir aos meus amigos.

e) Prefiro ser sincero que mentir aos meus amigos.



2. Era tão rancoroso, que preferia _________triste______saber que era feliz.



a) vê-la/que c) a ver/a e)vê-la/a

b) a ver/do d) vê-la/do que



3. Em momentos de crise, _________ elementos que se atrevam____ousada tarefa de tomar decisões rápidas.

a) precisam-se/para com a d) precisa-se de/ a

b) precisam-se de/ na

c) precisa-se de/ à



4. Complete com o(s), a(s), ao(s), à(s) convenientemente:



a) Amanhã iremos assistir__jogo do flamengo.

b) Não assistimos__reunião.

c) Ontem você assistiu__programa de televisão.

d) O sacerdote assistia__enfermo.

e) O professor visou __provas.

f) Eles visavam__proprio bem.

g) Você deve assistir__conferência.

h) O atirador visou__olho do animal.



5. Complete com o ou lhe:

a) O medico ___ assistia na hora da morte.

b) Cumprimenta-__o amigo que muito__quer.

c) Este quadro, eu __quero.

d) Quero-__muito, Regina.







Comentários