ATIVIDADE SOBRE REGÊNCIA VERBAL

Escola Cornélio Soares. Ensino Fundamental e médio.


Serra Talhada

Aluno (a):

Professora: Rita Jussara



Exame Especial

1. Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:

a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.

b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana.

c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.

d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade.

e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.



2. O que devidamente empregado só não seria regido de preposição na opção:

a) O cargo ....... aspiro depende de concurso.

b) Eis a razão ....... não compareci.

c) Rui é o orador ....... mais admiro.

d) O jovem ....... te referiste foi reprovado.

e) Ali está o abrigo ....... necessitamos.



3. Assinale o período em que foi empregado o pronome relativo inadequado:

a) O livro a que eu me refiro é Tarde da Noite.

b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade ninguém duvida.

c) O livro em cujos dados nos apoiamos é este.

d) A pessoa perante a qual comparecemos foi muito agradável.

e) O moço de cujo lhe falei ontem é este.



Em Cada questão, assinale a única frase onde se emprega o acento da crase



4. (A) Refiro-me a alunas estudiosas.

(B) Refiro-me a esta aluna aqui.

(C) Refiro-me a todas as alunas.

(D) Refiro-me a uma aluna em especial.

(E) Refiro-me aquela aluna.



5. (A) Dirigi a palavra a você.

(B) Dirigi a palavra a Vossa Majestade.

(C) Dirigi a palavra à Senhora.

(D) Dirigi a palavra a minhas tias.

(E) Dirigi a palavra a quem reclamava.



6. (A) Faço alusão a meu pai.

(B) Faço alusão a várias cidades.

(C) Faço alusão à primeira aluna da turma.

(D) Faço alusão a alguma aluna.

(E) Faço alusão a essa cidade aí.



7. (A) No verão, vamos à casa de meus tios.

(B) No verão, vamos a Minas Gerais ou a Goiás.

(C) No verão, vamos a Fortaleza e a Manaus.

(D) No verão, vamos a terra.

(E) No verão, vamos para a Bolívia e para a Venezuela.



8. (A) Saiu a andar a pé.

(B) Levam as moças a uma fuga.

(C) Ficou a discorrer a respeito dos estudos.

(D) A professora não chegou a tempo.

(E) Só às primeiras horas da noite pôde assistir a cerimônia.



9. (A) Ele doou a sua coleção a mim.

(B) Perdoamos a quem faltou.

(C) Ele escreveu uma carta a V. Sª.

(D) Leve-o àquele salão e não a este.

(E) Ela aspirava a uma carreira rendosa.



10. (A) Entreguei os convites a essa senhora.

(B) Não me refiro à tua casa, mas a de tua irmã.

(C) Estavam ali, frente a frente.

(D) Os marinheiros desceram a terra.

(E) Os filhos retornaram a casa.







Comentários