ATIVIDADE SOBRE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA- 8ª SERIES OTMs.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA RITA JUSSARA

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O céu está ficando menos azul

Desequilíbrio na atmosfera começa a alterar a luz que chega à Terra

Você já teve a impressão de que o céu está menos azul?Não é impressão. Segundo um novo estudo, que analisou 3250 medições atmosféricas feitas em diversas partes da Terra, isso realmente está acontecendo: nas regiões mais criticas, o céu está 20% menos azul do que na década de 1970. O efeito é provocado pelo excesso de aerossóis na atmosfera_ uma camada de sujeira flutuante que junta moléculas de poeira, fuligem e dióxido de enxofre produzido por carros, indústrias e queimadas. Ou seja: além de provocar efeito estufa, a poluição já está modificando a luz que chega à Terra.

A luz do sol é branca. Mas, quando entra na atmosfera terrestre, ela esbarra nas partículas que estão suspensas no ar ( moléculas de oxigênio, nitrogênio e água ) e se decompõe em várias cores. É por isso que, quiando você olha para cima, vê um sol amarelo e um céu azul. O amarelo e o azul são subprodutos da luz branca_ eles foram separados e espalhados pelas moléculas da atmosfera. Só que os aerossóis alteram essa divisão.

“ Eles são muito pequenos, e conseguem rebater os raios de sol como nenhum outro poluente”, explica o físico atmosférico Kaicum Wang, da Universidade de Maryland. Os aerossóis “seguram” os raios de luz azul lá em cima, impedindo que eles desçam e cheguem com plena força aos seus olhos. E ai o céu adquire um aspecto leitoso, menos azul.

A região mais afetada é o sul da Ásia, Oceania e America do Sul. Os pesquisadores também notaram um enfraquecimento no azul do céu dos EUA. A grande exceção é a Europa_ onde desde a década de 1990 o céu esta ficando mais azul ( possivelmente porque os níveis de alguns poluentes tenham diminuído).Mas alguns cientistas especulam que os aerossóis possam também um efeito positivo. Como eles reduzem a quantidade de luz que chega a superfície da Terra, ajudariam a diminuir a temperatura global em até 1 grau. Um céu menos azul por uma Terra menos quente.

(Super Interessante. Edição 207- OUT.2009)



1. Nos dias atuais temas relacionados ao planeta são, além de interessantes, necessários para que saibamos as conseqüências de nossos atos para o planeta. O texto acima é jornalístico de divulgação cientifica. É um gênero textual que

a) Apresenta estrutura por parágrafos, organizado por uma tipologia narrativa, utilizando como personagens Ásia, Oceania e America do Sul.

b) Apresenta estrutura por parágrafos, organizado por uma tipologia apenas descritiva ao informar como esta o céu.

c) Apresenta estrutura por parágrafos, do tipo informativo-expositivo pois, seleciona e organiza dados e informações, numa linguagem padrão.

d) Apresenta estrutura por parágrafos, do tipo argumentativo, com intuito de convencer o leitor que devemos para de poluir.

2. Qual a finalidade deste texto?

a) Informar o leitor sobre o tema

b) Convencer o leitor a não poluir

c) Mostrar a opinião do autor

d) Descrever a paisagem



3. O que sugere o uso do conectivo mas no trecho “A luz do sol é branca. Mas, quando entra na atmosfera terrestre, ela esbarra nas partículas que estão suspensas no ar ( moléculas de oxigênio, nitrogênio e água ) e se decompõe em várias cores. É por isso que, quando você olha para cima, vê um sol amarelo e um céu azul. Explique.

4. Por que o uso das aspas em “ Eles são muito pequenos, e conseguem rebater os raios de sol como nenhum outro poluente”?

5. De acordo com o texto a regiao mais afetada pela perca de intencidade do zul do céu é:

a) Asia e Oceania

b) Oceania e Europa

c) EUA e Europa

d) Asia e Europa.

6. O uso dos parêntesis em: ...( possivelmente porque os níveis de alguns poluentes tenham diminuído) É justificado por:

a) O objetivo é destacar apenas

b) O objetivo é explicar apenas

c) O Objetivo é separar apenas

d) O objetivo é impressionar apenas

7. Explique o que você entendeu em: “Um céu menos azul por uma Terra menos quente”.

8. Leia o trecho da musica abaixo:



“ Na beleza desse céu

Onde o azul é menos azul

Aquarela do Brasil

Eu cantei de norte a sul”



Em que o trecho se diferencia do original?









Comentários

Postar um comentário