DIA DO AMIGO- atividade para o dia 20 de Julho



TRABALHANDO A ORALIDADE


  • Reconto da história em quadrinhos
  • Dramatização da história utilizando os diálogos elaborados na produção escrita
  • Entrevista com possoas que compartilhem o valor da amizade
  • relato de experiencias sobre o assunto em torno da amizade
TRABALHANDO LEITURA E COMPREENSAO TEXTUAL

  • Explorar conhecimentos prévios dos alunos sobre a TURMA DA MÔNICA e AMIZADE;
  • Antecipar o conteúdo da história, considerando o conhecimento prévio acerda do comportamento de Cebilonha e Cascão;
  • Identificar a idéia central;
  • Reconstruir informações do texto;
  • Caracterizar os persnagens( fisicamente e psicologicamente)
  • Interpretar palavras e expressões ( em comum, abrir mão, bater um ciuminho, dar preferências)
  • Reconhecer características do gênero -história em quadrinho.
  • Diferencias as historias em quadrinhos de histórias contadas em forma de texto em prosa
  • Identificar o foco narrativo
  • Resumir o texto
  • Compreender efeitos de sentido provocado pelo uso da pontuação;
  • Identificar sentidos ou informações com base nas imagens
TRABALHANDO A PRODUÇÃO ESCRITA

  • Produção da mesma história em texto
  • Produção de diálogos para os balões ( levando em consideração as expressões falando, gritando, pensando ) dos personagens e os elementos da história em quadrinhos.
  • Produção de uma peça teatral, partindo dos diálogos da história em quadrinhos
  • Produção de cartões para ser entregue as melhores amigos.
TRABALHANDO A ANÁLISE LINGUÍSTICA

  • Usar adequadamente os sinais de pontuação
  • Compreender a funcionalidade dos verbos, empregando gradativamente a noção de tempos e modos verbais, de acordo com a necessidade da produção escrita
  • Exercicio de ortografia com a produção escrita

Comentários