ATIVIDADE COM O TEXO: CIRCUITO FECHADO

Aula 2


Atividade 1


Você já parou para pensar nas imagens que você vê ao longo do dia?
Feche os olhos e tente reprisar as seguintes imagens:


• O que você vê a sua volta ao levantar de sua cama?


• Como é a imagem da sua casa: móveis, objetos, quadros, retratos, paredes e eletrodomésticos?


• Quando você sai de casa, o que vê pela frente?


• Como é o seu caminho até a escola?


• Ilustre as imagens mais importantes para você em sua casa e no percurso para a escola.


Atividade 2


a) Leia o texto a seguir e procure relacioná-lo com as suas lembranças:


Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha.
Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos.
Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena.
Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projeto de filmes, xícaras, cartaz,
lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapos, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa, poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos.
Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, copos, pratos, talheres, guardanapos. Xícara, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama,
espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



RAMOS, Ricardo, In: NETO, Antônio Gil. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993, p.82.



 b) Leia, em voz alta, o texto “Circuito Fechado” e pontue oralmente, com ênfase, cada passagem do texto.
Após a leitura, dê alguns instantes e tente identificar o assunto do texto de Ricardo Ramos.


Observe que o texto, a primeira vista, parece um bloco de palavras. Quando iniciamos a leitura, o texto estabelece sentido, pouco a pouco, e permite ao leitor a construção de algumas imagens mentais sobre as diferentes cenas e os objetos descritos.


c) Comente com um colega, em dupla, sobre quais foram as pistas (palavras ou expressões) que o ajudaram a compreender a seqüência de informações do texto. Discutam a respeito das diferentes observações.




d) Em seguida, explique para a turma: por que os seus conhecimentos prévios foram importantes para a compreensão do texto?

Comentários