Aula 1
Ler para compreender
Atividade 1
Antônio é um garoto de 12 anos, que foi convidado para uma festa em sua escola, na qual estarão todos os seus colegas. Porém, no dia da festa, antes de sair de casa, ele sentiu-se mal, percebeu sua temperatura muito alta e constatou que estava com febre.
Antônio já sabia que remédio (antitérmico) deveria tomar, mas não lembrava a dosagem do medicamento. Como ele poderia descobrir a dose adequada para aquela situação?
Para se ter acesso às informações dos medicamentos, é necessária a leitura da bula de instrução, encontrada no interior das embalagens. No texto da bula, é possível localizar informações variadas sobre a medicação: composição química, posologia (dosagem), indicação, contra-indicação, cuidados especiais, efeitos colaterais,informações sobre o laboratório e a fabricação.
a) Observe o texto entregue pelo professor para a leitura em sala. A seguir, procure localizar o maior número de informações que você compreende e comente-as com o seu colega.
b) Agora que você já comentou as informações gerais do texto (composição, indicação, cuidados, posologia, contra-indicação), discuta com o colega sobre como vocês resolveriam o problema se estivessem no lugar de Antônio.
Assinalem no texto da bula as informações que vocês elegeram como essenciais ao usuário do medicamento e escrevam um bilhete para instruir o garoto Antônio, tanto na
leitura, como na busca de informações no texto que acompanha a medicação: a bula do
remédio.
Ler para compreender
Atividade 1
Antônio é um garoto de 12 anos, que foi convidado para uma festa em sua escola, na qual estarão todos os seus colegas. Porém, no dia da festa, antes de sair de casa, ele sentiu-se mal, percebeu sua temperatura muito alta e constatou que estava com febre.
Antônio já sabia que remédio (antitérmico) deveria tomar, mas não lembrava a dosagem do medicamento. Como ele poderia descobrir a dose adequada para aquela situação?
Para se ter acesso às informações dos medicamentos, é necessária a leitura da bula de instrução, encontrada no interior das embalagens. No texto da bula, é possível localizar informações variadas sobre a medicação: composição química, posologia (dosagem), indicação, contra-indicação, cuidados especiais, efeitos colaterais,informações sobre o laboratório e a fabricação.
a) Observe o texto entregue pelo professor para a leitura em sala. A seguir, procure localizar o maior número de informações que você compreende e comente-as com o seu colega.
b) Agora que você já comentou as informações gerais do texto (composição, indicação, cuidados, posologia, contra-indicação), discuta com o colega sobre como vocês resolveriam o problema se estivessem no lugar de Antônio.
Assinalem no texto da bula as informações que vocês elegeram como essenciais ao usuário do medicamento e escrevam um bilhete para instruir o garoto Antônio, tanto na
leitura, como na busca de informações no texto que acompanha a medicação: a bula do
remédio.
Comentários
Postar um comentário