TEMPOS MODERNOS E TEMPO DE AMOR- Atividade de língua portuguesa.

Tempos Modernos
LULU SANTOS
 
Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima do muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão
Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há prá viver
Vamos no permitir

Tempo de amor
Vinícius de Moraes

Ah, bem melhor seria
Poder viver em paz
Sem ter que sofrer
Sem ter que chorar
Sem ter que querer
Sem ter que se dar
Mas tem que sofrer
Mas tem que chorar
Mas tem que querer
Pra poder amar
Ah, mundo enganador
Paz não quer mais dizer amor
Ah, não existe
Coisa mais triste que ter paz
E se arrepender
E se conformar
E se proteger
De um amor a mais
O tempo de amor
É tempo de dor
O tempo de paz
Não faz nem desfaz
Ah, que não seja meu
O mundo onde o amor morreu
 


 
A)Depois da primeira leitura, volte e sublinhe a palavra TEMPO todas as vezes que aparecer nos textos 1 e 2.


B)Identifique, com os colegas, quais os sentidos atribuídos à palavra TEMPO nos textos 1 e 2:

C)Observe como os autores escreveram sobre o mesmo tema de forma diferente, cada um a sua maneira.



D)Discuta com o grupo sobre as semelhanças e as diferenças que você pôde perceber na estrutura dos textos 1 e 2 quanto à forma, ao vocabulário, à clareza, à rima das palavras e à beleza do texto.



Comentários