QUESTÃO 1 Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23.
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem num segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha... Tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...
QUINTANA, Mário. A rua dos cataventos In: Poesia completa. Org. Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 107.
Ao se escolher uma ilustração para esses poemas, qual das obras, abaixo, estaria de acordo com o tema neles dominante?
QUESTÃO 2
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23.
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem num segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha... Tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...
QUINTANA, Mário. A rua dos cataventos In: Poesia completa. Org. Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 107.
Ao se escolher uma ilustração para esses poemas, qual das obras, abaixo, estaria de acordo com o tema neles dominante?
QUESTÃO 2
O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situação que
QUESTÃO 3
Enem 2008
As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa "bomba biótica de umidade" em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa "bomba" consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.
A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).
As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,
As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa "bomba biótica de umidade" em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa "bomba" consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.
A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).
As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,
QUESTÃO 4
Enem 2006
OS BENEFÍCIOS DO PEDÁGIO DENTRO DA CIDADE
A prefeitura de uma grande cidade brasileira pretende implantar um pedágio nas suas avenidas principais, para reduzir o tráfego e aumentar a arrecadação municipal. Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra o impacto de medidas como essa adotadas em outros países.
CINGAPURA - Adotado em 1975, na área central de Cingapura, o pedágio fez o uso de ônibus crescer 15% e a velocidade média no trânsito subir 10 km por hora.
INGLATERRA - Desde 2003, cobra-se o equivalente a 35 reais por dia dos motoristas que utilizam as ruas do centro de Londres. A medida reduziu em 30% o número de veículos que trafegam na região.
NORUEGA - Em 1990, a capital, Oslo, instalou pedágio apenas para aumentar sua receita tributária. Hoje arrecada 70 milhões de dólares por ano com a taxa.
COREIA DO SUL - Desde 1996, a capital, Seul, cobra o equivalente a 4,80 reais por carro que passe por duas de suas avenidas, com menos de dois passageiros. A quantidade de veículos nessas avenidas caiu 34% e a velocidade subiu 10 quilômetros por hora.
Veja, 28/6/2006 (com adaptações).
Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito do pedágio nas cidades mencionadas.
OS BENEFÍCIOS DO PEDÁGIO DENTRO DA CIDADE
A prefeitura de uma grande cidade brasileira pretende implantar um pedágio nas suas avenidas principais, para reduzir o tráfego e aumentar a arrecadação municipal. Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra o impacto de medidas como essa adotadas em outros países.
CINGAPURA - Adotado em 1975, na área central de Cingapura, o pedágio fez o uso de ônibus crescer 15% e a velocidade média no trânsito subir 10 km por hora.
INGLATERRA - Desde 2003, cobra-se o equivalente a 35 reais por dia dos motoristas que utilizam as ruas do centro de Londres. A medida reduziu em 30% o número de veículos que trafegam na região.
NORUEGA - Em 1990, a capital, Oslo, instalou pedágio apenas para aumentar sua receita tributária. Hoje arrecada 70 milhões de dólares por ano com a taxa.
COREIA DO SUL - Desde 1996, a capital, Seul, cobra o equivalente a 4,80 reais por carro que passe por duas de suas avenidas, com menos de dois passageiros. A quantidade de veículos nessas avenidas caiu 34% e a velocidade subiu 10 quilômetros por hora.
Veja, 28/6/2006 (com adaptações).
Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito do pedágio nas cidades mencionadas.
QUESTÃO 5
Enem 2006
Com base em projeções realizadas por especialistas, preve-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura media, no planeta, entre 1,4oC e 5,8oC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocara o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretara o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI
Com base em projeções realizadas por especialistas, preve-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura media, no planeta, entre 1,4oC e 5,8oC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocara o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretara o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI
OBS.: Queridos alunos tentem responder sozinhos, ou seja, sem a ajuda da internet. O que importa é aprender e para isso é preciso seu esforço.
Segue ainda um vídeo sobre compreensão e interpretação de texto.
Abraços e nos vemos na próxima aula.
Rita Jussara
Respostas:
ResponderExcluir1 - E
2 - C
3 - B
4 - D
5 - B
Jakson Fabricio
3° Ano ''B''
Aluna: Natália da Silva Rocha 3 ano B
ResponderExcluir1 Questão: letra E
2 Questão: letra B
3 Questão: letra D
4 Questão: letra A
5 Questão: letra B
Aluna= ALANE DE OLIVEIRA LEITE 3 ANO "B"
ResponderExcluir1ª Questão letra E
2ª Questão letra C
3ª Questão letra B
4ª Questão letra C
5ª Questão letra E
Aluno= Jadilson De Medeiros 3 Ano "B''
ResponderExcluir1 Questão E, 2 Questão C, 3 Questão E, 4 Questão D, 5 Questão E
Léia Lúcia 2 ano B
ResponderExcluir1.e 2.c 3.e 4.b 5.b
Escola Methodio de Godoy Limaa
ResponderExcluirAluna: Débora Keyla Bezerra Da Silva Serie: 3B
Atividade Respostas
1°) E 2°) C 3°)A 4°)C 5°) B
Kleyton Luis De Moraes Silva 3º "C".
ResponderExcluir1º letra "C" 2º letra "E" 3º letra ''B'' 4º letra "D" 5º letra "B".
Mariana L. Martins Ferraz - 3'B'
ResponderExcluirQuestão 1: Letra E
Questão 2: Letra C
Questão 3: Letra A
Questão 4: Letra C
Questão 5: Letra B
DANIEL AQUINO DE SANTANA.3°''B'
ResponderExcluir'
RESPOSTAS:
1-C
2-E
3-D
4-A
5-C
MARIA CARLA GOMES DE OLIVEIRA 3º ANO"B"
ResponderExcluir1-C
2-E
3-D
4-A
5-C
NAILDA BARROS FERRAZ 3 ANO "B"
ResponderExcluir1- C
2- E
3- D
4- A
5- C
1 letra ''E''
ResponderExcluir2 letra ''C''
3 letra ''B''
4 letra "C "
5 letra "B"
lislânio silva de lima
turma; 3 c
aluno: Raiane Rodrigues Nunes 3 ano "B" Questão 1 C Questão 2 B Questão 3 A Questão 4 C Questão 5 B
ResponderExcluirCamila Teles da Silva
ResponderExcluir3º ano B
1 - E
2 - C
3 - B
4 - C
5 - B
Camila Teles da Silva
ResponderExcluir3º ano B
1 - E
2 - C
3 - B
4 - C
5 - B
AMANDA CAROLINE PEREIRA DE LIMA
ResponderExcluir3° ANO B
1- E
2- C
3- B
4- C
5- B
Cícera Vanderléa Pereira Lima
ResponderExcluir3° ano B
1- E
2- C
3- B
4- C
5- B
Jamilys de Lima Barbosa
ResponderExcluir3° ano " B "
1- E
2- C
3- B
4- C
5- B
GABARITO OFICIAL
ResponderExcluirAUTORA: RITA JUSSARA-
1E
2C
3B
4C
5B